• Grey Facebook Icon
  • Grey Instagram Icon

© 2023 por Clinic Art Odontologia

O que é Xerostomia?

Xerostomia é uma sensação de boca seca que pode resultar de uma baixa salivação ou como efeito colateral medicamentoso de certas doenças.

A xerostomia pode afetar pessoas de diferentes idades, porém os idosos são os mais acometidos. Além da idade avançada que, fisiologicamente, pode provocar alterações das glândulas salivares, os idosos geralmente fazem uso de medicamentos destinados a vários tipos de doenças.

São mais de quinhentos tipos de medicamentos prescritos para diferentes tipos de doenças que podem levar à diminuição da produção salivar, tais como: alterações psicológicas e psiquiátricas, estresse, depressão, diabetes, doenças renais, radioterapia, Alzheimer, Parkinson, disfunções hormonais, síndrome de Sjögren, respiradores bucais, doenças congênitas, infecção da própria glândula salivar, doenças gengivais, dentre outras.

O tratamento da xerostomia deve focar a causa do problema, pois a saliva é muito importante para a formação do bolo alimentar, para a deglutição, para a proteção da mucosa oral, para ajudar a equilibrar o Ph bucal, na microbiota local e na limpeza constante da boca.

As queixas mais comuns da xerostomia costumam ser, boca seca, a língua dolorida, dificuldade de engolir sem acompanhamentos líquidos, sensação de ardência da língua e das mucosas, diminuição do paladar, alto índice de cáries, problemas gengivais ou periodontais, candidíase, sabor metálico, dificuldade no uso de próteses, erosões e irritações bucais.

Se você se identifica com alguns desses sintomas, recorra ao seu dentista, e ele indicará o uso de estimulantes salivares, hidratação adequada e cuidados com sua dieta, evitando bebidas alcoólicas, cafeína, alimentos condimentados e frutas ácidas.

O controle da placa bacteriana deverá ser bastante rigoroso e por isso o seu dentista precisará acompanhá-lo com mais frequência na sua higienização oral.

É bom não confundir com a xerostomia noturna, que ocorre fisiologicamente durante o sono, pois, como em todo o corpo, o estado de repouso induz à redução do metabolismo geral, incluindo a produção do fluxo salivar, o qual também fica temporariamente diminuído.

Uma anamnese bem feita, por um profissional da sua confiança, facilitará um diagnóstico mais preciso.

Posts Em Destaque

Guia dos Primeiros Dentinhos